Qual a importância da doação de sangue? Resposta: ENORME. É um ato de solidariedade, de amor ao próximo, e se todas as pessoas que podem doar sangue, assim fizessem, não teríamos tanta falta nos bancos.
O Ivo é saudável e não é promíscuo, é respeitável, inteligente e sabe se cuidar. Semana passada, Ivo foi doar sangue, ao chegar no local encontrou um rapaz que perguntou se ele iria doar para alguém especificamente ou se era voluntário, ele respondeu que era voluntário. O rapaz então, pediu encarecidamente que ele doasse para o pai dele e o Ivo aceitou, sentindo-se provavelmente até mais motivado a doar, pois estaria fazendo um bem para alguém que ele sabia que estaria precisando naquele momento e que deixaria aquele filho feliz e mais aliviado. Então se dirigiu para todo o processo burocrático necessário, deu o nome, identidade e foi responder ao questionário. Conforme orientado, respondeu tudo com sinceridade.
Havia uma pergunta (que é especificamente direcionada a homens):
"Fez sexo com outro homem no período de 1 ano?"
Ivo: Sim.
"Quantos parceiros sexuais você teve nesse período de 1 ano?"
Ivo: 2
Ele inocentemente não sabia que essas duas respostas eram o suficiente para IMPEDÍ-LO de ser um doador. Ainda assim ele seguiu até a sala indicada e lá confirmou as 2 respostas mais uma vez. A médica educadamente informou que ele não poderia doar sangue em virtude disso.. Provavelmente constrangido, Ivo disse que entendia que não era culpa dela, mas que era um absurdo aquilo, pois ele sabia que não era promíscuo e era só examinar o sangue. Saiu de lá chateado, constrangido e revoltado.
Não sei se a história foi EXATAMENTE assim, mas a mensagem acredito que foi entendida. Tudo isso me deixou pensando: "Vale a pena toda essa burocracia para um ato solidário?"
Acredito sim que o número de parceiros que uma pessoa tem no período de 1 ano seja um fator importante para identificarmos algum tipo de comportamento não cuidadoso, mas isso deveria valer para qualquer tipo de relação sexual, seja ela hetero ou homossexual. O fato do meu amigo ter tido 2 parceiros no período de 1 ano foi um fator ELIMINATÓRIO, mas se ele tivesse dito que eram 2 mulheres estaria tudo bem. Por que?
Por que a pergunta não é substituída por: "Fez sexo que envolva penetração, sem preservativos no período de 1 ano?"
Eu entendo perfeitamente que existe um período em que o vírus HIV fica "encubado", e fica difícil dizer se o exame de sangue irá identificá-lo. Sei também que o número de infectados é maior no meio de homens que mantém relações sexuais com outro homem. Mas o fato dessas duas afirmações serem verdadeiras, não significa que um homem que seja hetero (ou diga que é) não tenha também o vírus "encubado" em seu corpo. O mesmo vale para mulheres que mantém relações com homens ou outras mulheres (no caso de homossexuais mulheres, a relação não é um critério eliminatório). Acho sinceramente que esse questionário pré-doação deveria ser reformulado, com perguntas que realmente pudessem SUGERIR que aquela pessoa possa ter o vírus, por causa de algum comportamento sexual "de risco".
Há risco na doação de sangue vinda de QUALQUER pessoa, não é o fato de um rapaz ter tido uma relação com um homem no período de 1 ano que dirá que ele tem mais risco de ter a doença, e ainda fazer disso um impedimento, quando muitos morrem por falta de doadores.
O ministério da saúde diz que não há mais o que chamávamos de "grupo de risco", mas se contradiz quando cria esse tipo de regra para a doação.
Acho que isso já deveria ter sido ELIMINADO há tempos. A AIDS NÃO TEM CARA! Pode existir um rapaz que tem até 10 parceiros homens diferentes dentro de 1 ano não ter o vírus, e outro homem que só teve 2 mulheres, possuir. Essa regra só mostra que a decisão do que é um comportamento promíscuo, parte do princípio que homens que fazem sexo com outro homem já podem ser considerados assim e ponto final. Num país que carrega a bandeira da luta pela igualdade, uma regra como esse é um atraso na nossa raíz.
Fiquei triste com o ocorrido, e fico imaginando quantos "Ivo's" sentem-se profundamente rejeitados com esse tipo situação.
Mas de qualquer forma, DOE SANGUE. O Ivo não pôde, então precisamos doar por ele.
Para maiores informações sobre a doação voluntária, dê uma olhada no site do Hemorio
