terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Ahhh, o natal...



Comemorado por uns, ignorado por outros, esse é o natal.

Quando criança achava que a importância do natal se resumia em presentear quem se gosta, ganhar presentes daqueles que se importam com você, confraternizar com os familiares e comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Mas, com o tempo algumas coisas perderam o sentido e hoje passei a de certa forma ignorar o natal. Minhas principais razões talvez sejam muito pessoais e o natal em si nem tenha tanto a ver com isso. Mas vamos lá...


Troca de presentes, amigo oculto e afins: Como citei de início, um dos principais motivos pelo qual eu gostava do natal era a troca de presentes com quem se gosta. Bom, a hora que queremos agradar as pessoas que gostamos, não esperamos o natal para presenteá-las e o que acaba acontecendo é que quando se aproxima o natal muitos praticamente se sentem na obrigação de presentear certas pessoas que nem tem tanta vontade assim de agradar (“Ah, quero dar esse presente para aquela irmã que eu amo, mas se eu der para ela vou ter que dar para a fulana também porque se não fica chato.”). Resumindo: hipocrisia. Às vezes trocar presentes com alguém que nem temos tanta afinidade assim, apenas para fazer como manda o figurino. Sem contar o amigo oculto e todo aquele receio que se tem de tirar alguém que você nem se dá tão bem, aquele que você não sabe como descrever naquela palhaçada repetitiva de ficar descrevendo quem você tirou e fingindo que ama aquela pessoa e a acha super legal (isso serve para ambiente de trabalho e familiar). O que acho é que cada um deveria pegar seu dinheiro e comprar o que quisesse para si mesmo, afinal dá no mesmo e você não corre o risco de ter que ficar fazendo pose para ficar bem na foto.


Confraternização com familiares: a segunda parte mais chata! Se você tem uma família super legal que nunca rola fofoca, comentários desagradáveis, pessoas se achando melhores que outras, comentários por baixo dos panos, PARABÉNS! O natal para você pode realmente ser uma grande oportunidade de confraternizar e até conhecer pessoas da família que você não teve contato o restante do ano todo. Mas em geral, as famílias que conheço sempre ocorre esse tipo de coisa, e as pessoas mais uma vez confraternizam quase obrigadas, apenas mais uma vez para fazer como manda o figurino. Porque afinal de contas, ou as pessoas que você realmente gosta da família estão várias vezes ao ano em contato com você (é o meu caso) ou se não estão, você mesmo vai fazer questão de estar em contato com elas de alguma forma. Portanto, BALELA! Só serve para você ter obrigação de confraternizar com quem você já está cansado de estar junto ou com quem você não está nem um pouco afim.


Nascimento de Jesus Cristo: em primeiro lugar perdeu o sentido para mim por eu não ser cristã (e nem seguidora de qualquer outra religião) e mesmo para os que são cristãos, venhamos e convenhamos, todo mundo tá cansado de saber que não houve nascimento nenhum de Jesus Cristo nesta data, a origem da festa é PAGÃ, a origem dos enfeites é pagão e o natal hoje só é realmente uma noite feliz para os donos de lojas que vêem suas contas bancárias crescerem aos montes por causa da troca de presentes quase obrigatória que citei anteriormente.
Faço questão de deixar claro que não estou de forma alguma criticando as famílias que tem apego ao natal, nem os cristãos que comemoram o natal. Cada um tem sua visão sobre a data e seus motivos para gostar e/ou comemorar, aqui apenas cito as MINHAS razões por não gostar.



É isso...de qualquer forma, para os que realmente sabem que gosto de vocês e desejo o bem independente da data, espero que tenham tido um bom natal e que tenham realmente um próspero ano novo! Abraços e beijo na bochecha!

2 comentários:

  1. Como eu falei..VEM TEXTO BOM POR AI..rsrs. Mais uma vez, você conseguir resumir em poucas, porem conscientes palavras as coisas que eu penso e que realmente muitas pessoas pensam. Passei pela situação de "obrigação" e isso me consumiu a ponto de eu não ter o famoso "feliz natal". Mas, como também não criei expectativas sobre essa data, coisa que não crio há uns 6 anos, foi o normal..apenas uma festa onde estava perto de uns que gosto, outros que estou "aguentando" e outros que não aguento mais!!

    Ótimo texto mais uma vez..e bom saber que leio aqui coisas que penso e também coisas que não tinha conhecimento. Mais um bom texto e eu vou considerar o blog como "parada OBRIGATÓRIA"..kkk..Beijos, que apesar dos pesares, seu natal tenha sido bom nas suas condições e que o ano novo te de mais sabedoria do que vc já possui!!

    Uns abraços e um beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Thiago!!! rs Pois fique sabendo que seu comentário também é importante pra mim, se você não comenta eu acho até estranho! Faz falta! Beijão

      Excluir